Qual é a melhor idade para aprender violão?

Qual é a melhor idade para aprender violão?

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Essa pergunta é bastante comum em meu cotidiano. Lembro-me da primeira frase que ouvi do Eduardo Campolina, o professor de violão que tenho como mestre: “Tem que querer”. Esta simples frase responde muita coisa. Mas para mim, que já sabia o que queria ao ouvir esta frase, a questão era mais simples. É que em alguns casos o querer deve ser desenvolvido, e não diz respeito apenas ao violão ou ao balé ou o futebol. Diz respeito ao senso de conquista e desafio de aprender. Confira os dilemas de cada idade.

Dos 5 aos 7 anos de idade

aprender-a-tocar-violao-aula-criancaNormalmente eu diria que a partir do 5 anos de idade já é possível começar. Mas do ponto de vista psicológico, pedagógico e cognitivo dos 5 aos 7 anos  a criança ainda se encontra no período conhecido como pré-operacional, que se inicia aos 2 anos de idade. O que ocorre é que esta criança ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro, vendo o seu próprio ponto de vista dentre outros.

Isto quer dizer que até os 7 anos, a criança está desenvolvendo sua capacidade de perceber o mundo como nós percebemos. Nesta primeira infância, a criança enxerga o mundo pelo concreto, ou seja por aquilo que é palpável. É a percepção não conceitual.

Por isso, representações escritas não são facilmente decodificáveis para crianças nessa idade, pois são símbolos externos. Mas o fato delas ainda não ser alfabetizada não deve representar um obstáculo para o processo de aprendizado do violão, desde que se utilizem as atividades certas, como imitação, músicas de poucas notas e sem acordes.

Portanto, nesta fase o aprendizado do violão depende muito de uma metodologia apropriada.  É preciso que seja lúdico e prático. Que o repertório seja fácil de verdade, mas com um resultado musical interessante. Precisam ser músicas pensadas para a finalidade de ensinar violão para crianças. Ou arranjos de músicas conhecidas que atendam a esta necessidade.

Abaixo, dois exemplos de notação musical que podem ser usados com crianças a partir de 5 anos (depois de alguns exercícios prévios):

1- Números que indicam a casa onde se deve pressionar a corda:

aprender-a-tocar-violao-vovo-eva-blog

2- Escrita gráfica, onde as linhas indicam a duração das notas:

aprender-a-tocar-violao-nova-iorque-blog

No exemplo acima, o professor ensina a letra (Fui pra Nova York, tava muito frio) para que  aluno memorize, caso não saiba ler;

Se meu filho tem menos de 5 anos e quer muito aprender, o que eu faço?

Neste caso, eu recomendo duas coisas:

  1. Antes de contratar o professor, compre um violão para o seu filho.

É preciso que seja um violão infantil, mas não um violão de brinquedo.

Ter o instrumento em casa gera uma intimidade com o objeto e com o que isto envolve, gerando uma identificação que mais adiante terá reflexos positivos.

     2.  Aprenda a tocar violão.

Isso mesmo! Comece a aprender o violão e seja o exemplo para o seu filho. Ter um pai ou mãe tocando em casa é, sem a menor sombra de dúvida,  o melhor meio de construir uma ligação afetiva com o instrumento e com a música.

Dos 7 aos 9 anos de idade

Nesta idade todas as crianças já podem começar a tocar violão. O repertório ainda está influenciado pelo conteúdo anterior mas existem menos limitações, principalmente quanto ao domínio da linguagem.

Saber ler, não apenas ajuda na leitura das músicas em si mas em outras particularidades que o violão envolve, uma série de ações que serão melhor coordenadas nesta fase. Ao aprender a ler, o aluno se defronta com outros desafios que o impulsionarão, tais como:

  •  Tocar uma nota e conseguir olhar a próxima.
  •  Análise básica das partes da música.
  •  Coordenar a atenção entre as duas mãos e a música escrita.

Ao mesmo tempo, esta coordenação mais avançada já possibilitará uma visão espacial desenvolvida. Tal visão espacial é importante quando aquilo que está no papel possui uma correlação direta com o instrumento, que é o caso da tablatura. A tablatura nada mais é do que uma representação das cordas do violão, como exemplificado abaixo:

aprender-a-tocar-violao-irmaos-rocha-blog

Será que existe a melhor idade para aprender violão?

As crianças possuem uma melhor capacidade de aprendizado porque estão mais abertas ao aprendizado. Para a criança a novidade é a regra, há menos rejeição ao novo. Mas quando comparamos a capacidade de aprendizado de um adulto com a de uma criança vale ressaltar que o adulto saudável também é bastante capaz.

A vantagem da criança é mais acentuada quando se leva em conta a obtenção de altíssimos níveis de performance. Ao iniciar mais cedo em uma determinada tarefa, a pessoa terá maiores condições de alcançar níveis de excelência. Mas isso não significa que é preciso começar criança. Há casos que confirmam isso, como o guitarrista Edu Letti que começou com 27 anos e Helena Meirelles, que se apresentou pela primeira vez aos 67 anos de idade!

O grande segredo para que crianças aprendam violão é o seu interesse, sua vontade em realmente fazer isso, o resto é subterfúgio. Você como pai,mãe ou familiar pode identificar esse interesse e até mesmo ajudar a criança a descobrir. Ah, e caso tenha alguma dúvida a respeito do assunto ficarei muito satisfeito em poder ajudar mais, deixe um comentário e responderei em breve. Lembre-se sempre também que sua dúvida pode ajudar outros pais ou familiares.

cta-meio-post-curso-amigo-violao-vendas

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: