2 músicas para você aprender como ler tablatura no violão

2 músicas para você aprender como ler tablatura no violão

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Quando estamos aprendendo violão, nada melhor do que aprender como ler tablatura na prática. Por isso separei 2 músicas que fazem parte do curso Amigo Violão para que você possa já sair tocando. preparei um vídeo e tudo que é preciso para te ajudar! A tablatura é um meio muto direto de apresentar os movimentos. É uma forma de possibilitar que se inicie a tocar sem qualquer conhecimento teórico. É motivador para os alunos saber tocar músicas com um certo grau de complexidade, tendo o aprendizado técnico e teórico reservado para atividades diferentes, mas alinhadas com o que estão tocando. Pronto? Então vamos lá.

O que é uma tablatura?

A tablatura nada mais é do que uma representação do violão, onde são mostradas as cordas e as casas onde devem ser pressionadas. É um método bem fácil e intuitivo de aprender músicas.

A tablatura substitui a partitura?

Não. O papel da tablatura é representar movimentos no braço do instrumento. Já a partitura representa os sons de forma que possam ser entendidos universalmente por músicos de todos os instrumentos. Além disso, a partitura é uma grafia completa, uma vez que representa os quatro parâmetros sonoros (altura, duração, intensidade e timbre), dos quais tratarei em outro texto.

O ritmo é a principal limitação da tablatura, pois ao contrário de uma partitura, não fica claro a duração de cada nota em uma tablatura. Por isso as músicas que utilizo, a exemplo das duas que você verá abaixo, são extremamente simples ritmicamente.

Eu utilizo a tablatura para que alunos, inclusive e principalmente crianças, possam tocar músicas interessantes logo na primeira aula. Vamos lá!

O básico que é preciso saber sobre como ler tablatura

  • As linhas representam as cordas do violão;

como-ler-tablatura-sample-1

Obs.: As linhas de baixo (ligeiramente mais grossas) representam as cordas mais grossas, ou seja as mais graves.

como-ler-tablatura-casas

  • Os números representam as casas do violão; Os dedos que você vai usar são especificados nos números em cima da tablatura. Veja a imagem:

como-ler-tablatura-dedos

  • Os números (fora das linhas) indicam dedos da mão esquerda. Em alguns casos, serão indicados dedos da mão direita, através das letras i, m, a, como mostra a imagem acima.Existem outras técnicas e nuances que podem ser mostradas em uma tablatura, mas este post é para quem quer aprender o básico de forma simples, incluindo crianças.Vamos às duas músicas que eu prometi:

    1-    Rock do Rick:

  • Pra você que é adulto, esta aí é extremamente fácil para começar a ler tablaturas, e é bem divertida de tocar. No curso Amigo Violão ela não é a primeira, pois para as crianças os desafios são diferentes. Há músicas mais fáceis para os pequenos.O Rock do Rick usa apenas a corda 6 (corda de cima, a mais grave de todas). Então será trabalhada a movimentação pelo braço do violão, e serão usados os dedos 1, 2, e 3 da mão esquerda, e cordas soltas, indicadas pelo número zero:

como-ler-tablatura-rock-do-rick

  • Observações:
    1. O ritmo é constante. Não há notas mais longas ou curtas, todas duram o mesmo tanto.
    2. Os números sobre as linhas se referem à casa onde você vai apertar. Já os números menores, colocados acima, se referem aos dedos da mão esquerda. O número zero (0) indica que a corda é solta.
    3. No vídeo, são mostrados os números das casas pra você acompanhar. Pare o vídeo quantas vezes precisar para aprender a música.

      1-     Valsa do Walter

      A Valsa do Walter é ótima para treinar as duas mãos. Nesta tablatura as seis cordas já são representadas.

      Entre a música anterior e esta há um salto significativo. O objetivo deste post é demonstrar a simplicidade que o uso da tablatura pode oferecer para você. E de quebra te ensinar duas músicas do meu método Amigo Violão®.

 

como-ler-tablatura-valsa-do-walter

  • Observações:
    1. O ritmo é constante. Note que cada compasso (espaço separado por duas linhas) contêm três ataques. No primeiro, por exemplo, o primeiro ataque é na casa 3 da corda 6. E os outros 2 ocorrem nas três primeiras cordas soltas, usando os dedos i, m, a da mão direita (indicador, médio e anular).
    2. A música é tocada na forma A B  Note que ela tem duas partes, A e B. Ao terminar de tocar a pare B, basta voltar para a parte A eterminar a música, onde está escrito “fim”, no final da segunda linha.
    3. Procure seguir a digitação (números dos dedos indicados). Isso facilitará que você aprenda rapidamente a música, e não precise fazer readaptações depois. Tudo foi detalhadamente pensado pra ser bem bonito e simples de tocar.

    A minha parte eu já comecei. Agora é você tocar e trazer as suas dúvidas. Eu terei um imenso prazer em te auxiliar. Ah, e se vocë for da turma das pessoas tímidas pode enviar de forma privada para: [email protected].

Um grade abraço!

cta-meio-post-curso-amigo-violao-vendas

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: