Como ler tablatura: Símbolos e Erro Muito Comum

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A tablatura é uma forma de ler música mais simples do que a partitura, muito usada para instrumentos de corda, principalmente o violão. Não é algo novo. Há tablaturas de centenas de anos, escritas para alaúde, Vihuela e outros instrumentos de corda antigos. É uma boa forma de iniciar no mundo da leitura musical, mesmo tendo limitações, como o fato de não mostrar o ritmo e as notas. Isso porque a tablatura apenas mostra a posição no braço e as cordas que devem ser tocadas. Por ter limitações, é fundamental que quem deseja ser um músico mais fluente aprenda a ler partitura também.

Vamos observar a seguinte imagem para entender, de uma vez por todas, como ler tablatura :

Como-ler-tablatura-pantera-cor-de-rosa
Trecho de “Pantera Cor-de-Rosa”

Na imagem acima, podemos ver representadas as 6 cordas do violão e alguns números organizados da esquerda para a direita. Estes números se referem às posições no braço que devem ser pressionadas, ou seja, as casas em que se deve apertar a corda. Já a posição deles no sentido vertical indica as cordas que devem ser tocadas.

Exemplo : O primeiro número (da esquerda para a direita) é o 1, portanto se deve tocar a corda Ré pressionando a primeira casa.

OBS :

Quando o número consiste em um 0, significa que se deve tocar a corda solta, ou seja, sem pressionar qualquer casa.

  1. Note que as 3 linhas de baixo foram escritas mais grossas. É apenas para te lembrar que elas se referem aos bordões, as cordas mais graves.
  2. As notas devem sempre ser tocadas da esquerda para a direita, por exemplo, se você encontra um 0 à esquerda do 2, você deve tocar o 0 e depois o 2.

Porém se você encontra, por exemplo, um 0 logo acima do 2, significa que você deve tocar o 0 e o 2 (em suas respectivas cordas) como um acorde, ou seja, simultaneamente.

A tablatura, como dito anteriormente, não apresenta indicações de ritmo. Assim, é essencial que o músico conheça bem a música que pretende tocar. Desta forma o ritmo já estará memorizado e só será necessária a apreensão da localização das notas no braço do violão.

A seguir, vamos tentar tocar um trecho da “Nona sinfonia de Beethoven” lendo a tablatura.

Primeiramente, ouça a música e se familiarize com ela, cante-a várias vezes até não ter nenhuma insegurança.

Depois, veja a tablatura e tente tocar, como se estivesse cantando :

Como-ler-tablatura-nona-sinfonia

Principais Símbolos da Tablatura e Seus Significados:

Existem dezenas de símbolos que podemos encontrar em tablaturas, muitos importados da notação tradicional de partituras. Aqui vamos nos ater aos principais, que você encontrará em sites de cifras:

b = Bend (distorcer a corda com a mão esquerda para produzir um som mais agudo);

h = Hammer (ligado ascendente, ou seja, de uma nota dada a outra mais aguda);

p = Pull Off (Puxar a corda, fazendo efeito contrário ao do “h”. Agora o seu ligado será descendente, ou seja, de uma nota dada a outra mais grave;

/ = Arrastar (glissar) até uma nota vindo de outra mais GRAVE;

\ = Arrastar (glissar) até uma nota vindo de outra mais AGUDA;

Veja a imagem, onde ilustramos a utilização dos símbolos citados acima:

como-ler-tablatura-simbolos

Como Ler Tablatura: Evite Este Erro!

Um erro que muitos iniciantes costumam cometer, e que foi destacado no título do texto, é de ler as cordas da tablatura ao contrário. Visualizar a tablatura como se as cordas mais graves estivessem em cima e as agudas em baixo. Isso está errado, e deve-se tomar cuidado porque é algo muito fácil de se confundir! As cordas mais graves são representadas em baixo e as mais agudas em cima. Porque? Parece não fazer sentido?

Apenas pense que as notas BAIXAS (sinônimo de graves) ficam em BAIXO, e as notas ALTAS (sinônimo de agudas) ficam em CIMA. Esta é uma constante em toda notação musical, inclusive na partitura. Graves em baixo, agudos em cima.

Tenha excelente proveito e muita música na sua vida!!

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer ser o melhor Professor de Violão que pode ser?

Veja nossos cursos:

Fechar Menu