Como afinar o violão: 3 formas do básico ao avançado

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Porque devemos saber como afinar o violão? Para aprender a tocar violão, é importante desenvolver determinados hábitos. Um dos mais importantes é o de afinar o próprio instrumento. Sempre que você for tocar, é necessário ter certeza de que o violão está afinado. Pode parecer difícil aprender a afinar logo no início. Mas não é nenhum desafio, com a tecnologia de hoje.

Com esta habilidade você evita sensações de estranhamento ao tocar e fará com que o seu ouvido se familiarize com as notas corretamente afinadas. Assim, depois de algum tempo de prática, e utilizando as técnicas que irei ensinar, você conseguirá afinar seu violão de forma rápida e eficiente. Ao final, um vídeo para que fique ainda mais claro pra você!

Ao longo deste texto, eu vou lhe ensinar 3 formas de como afinar seu violão do básico ao avançado. Antes vamos dar uma olhada nas notas das cordas do instrumento :

como-afinar-o-violao-amigo-violao
Imagem 1

A imagem (ângulo de quem está tocando) representa as 6 cordas do violão na afinação tradicional (o violonista pode afinar as cordas de acordo com suas intenções musicais).
De baixo para cima as cordas vão ficando cada vez menos graves (e grossas) para ficarem mais agudas (e finas).

como-afinar-o-violao-violao-deitado
Imagem 2

Observando o violão da perspectiva mostrada acima, as cordas mais graves estão em cima e as mais agudas em baixo, diferentemente da imagem 1.
Portanto, de cima para baixo : Mi 2, Lá 2, Ré 3, Sol 3, Si 3, Mi 4
(os números correspondem às oitavas corretas das notas a serem afinadas – Veja imagem 3)

No entanto, é importante relembrar o que foi dito anteriormente : O violonista pode afinar as cordas do violão como ele quiser, dependendo das suas intenções musicais e do estilo musical que está tocando.

Agora vamos às 3 formas de como afinar o violão :

1) Como afinar o violão com um afinador digital (nível iniciante) :

Essa é, com certeza, a forma mais fácil de se afinar o seu violão. Basta que você tenha um afinador digital em mãos. Você pode conseguir um em uma loja de instrumentos musicais. Ou baixar um aplicativo que faça o mesmo trabalho no seu celular. Dessa forma, basta ir tocando as cordas e ir ajustando as tarraxas.  O aplicativo mostrará que a corda está afinada.

2) Como afinar o violão utilizando um piano ou teclado (intermediário) :

notas-do-violao-no-piano-teclado-como-afinar-o-violao

Essa forma vai exigir de você a capacidade auditiva de perceber se um som é mais grave ou mais agudo do que outro. Para afinar, será necessário um piano (bem afinado) ou um teclado eletrônico, que servirão como referência. Você deve ir tocando as notas que deseja alcançar no violão (Mi 2, Lá 2, Ré 3, Sol 3, Si 3, Mi 4).  Ajustando a afinação das cordas, buscando igualar as frequências do violão com as do piano (ou teclado).

Veja como afinar o violão pelo teclado ou piano na imagem:

Por mais que esse método possa parecer desafiador para um iniciante, ele permite que o aluno vá praticando a percepção de diferença entre frequências, o que colabora muito para o desenvolvimento do ouvido musical.

3) Utilizando o ouvido relativo (avançado) :

Essa forma de afinar exige do estudante a capacidade de perceber distâncias entre frequências sonoras. Funciona como mostrado no item 2. Porém utilizando-se apenas o violão. O princípio deste método é que a quinta casa de cada corda deve consistir na mesma nota da corda de baixo. A exceção é da corda sol para a corda si, em que há distância de 4 casas. Assim, basta que você toque a casa 5 da corda Mi e afine a corda de acordo com ela. Depois toque a casa 5 da cordae afine a de acordo com ela, e assim por diante. Com exceção da corda Sol para a Si, em que você deve comparar a corda Si solta com a quarta casa da corda Sol.

É importante ressaltar algumas práticas que se deve ter ao afinar o violão :

  •  Sempre ir tocando a corda ao girar a tarraxa, dessa forma, evita-se que a corda fique tensa demais e acabe rompendo.
  • Caso perceba que a corda ficou mais aguda do que deveria, deve-se usar um pequeno macete: Retorná-la para um pouco mais grave do que deve estar e girar a tarraxa para o agudo novamente.
  • Ao afinar utilizando o ouvido relativo ou um piano (ou teclado eletrônico), é importante que você sempre confira se está tudo corretamente afinado utilizando um afinador digital. Dessa forma, poderá analisar o seu desenvolvimento e seus resultados na hora de afinar de ouvido.

Veja o vídeo que eu fiz sobre Como Afinar o Violão:

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer ser o melhor Professor de Violão que pode ser?

Veja nossos cursos:

Fechar Menu