Brinquedo Educativo: 12 Instrumentos Musicais únicos!

Brinquedo Educativo: 12 Instrumentos Musicais únicos!

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Você já se deu conta de que é possível criar um ambiente “musicalizador” dentro de casa? A aula de musicalização não é a única forma de educar as crianças mais novas para a música. Brincar de música quando quiser, em casa e com a presença dos pais é bem divertido. Não precisa ter qualquer formação musical para isso, basta criar esta possibilidade para que a criança se expresse, brincando com alguns instrumentos comuns em aulas de musicalização.

No cotidiano de professor de música, é fácil identificar quais alunos têm vivência musical em casa. E basta a singela participação da família! Lembre: Neste caso, não é preciso ensinar, basta proporcionar!

Crianças ficam fascinadas e movidas pela descoberta de algo novo. Por isso não é necessário exigir desempenho.  A importância do contato com os instrumentos atende a diversos níveis de compreensão. Inicialmente, as crianças querem apenas sentir o instrumento de forma bem livre, e isso pode durar um tempo.

Com o tempo e a maturidade motora, as crianças serão capazes de absorver conteúdos mais abstratos ou técnicas mais específicas.

Aqui vai a minha lista, feita cuidadosamente para te ajudar a escolher um brinquedo educativo musical:

Brinquedo Educativo:

1- Metalofone

O metalofone é um teclado de metal. Também é possível encontrar de madeira (xilofone). Existem modelos muito baratinhos mas são sempre muito desafinados. Aconselho gastar um pouquinho mais, pois a diferença entre um simples brinquedo e um brinquedo educativo está neste esmero. A criança pode se satisfazer inicialmente com algo de má qualidade, mas será mais aproveitado um brinquedo que proporcione uma vivência musical autêntica.

Este instrumento é perfeito para que a criança tenha uma referência visual da escala musical  “Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó”. Saber tocar esta escala no metalofone  é muito fácil, e em pouco tempo se é capaz de tocar pequenas canções.

2 – Kalimba

Coloquei a Kalimba logo após o metalofone por ser a sua variação africana, menos conhecida, do metalofone . A diferença é grande, mas há semelhanças importantes.

As teclas são de metal. Para tocar, é preciso usar os polegares das duas mãos. O som é diferente e lembra também uma caixinha de música. É um excelente presente!

A comparação entre o metalofone e a Kalimba é boa. Mostra que existe um elemento expressivo na forma de tocar que influencia no sentimento que recebemos e transmitimos ao tocar. Além disso, a Kalimba não terá necessariamente a escala de Dó, como o metalofone, e por isso representa uma experiência musical enriquecedora também.

3 -Tambor

Tambores são os favoritos das crianças, isso porque a percepção rítmica é a que mais sobressai para os pequenos, até os 7 anos. Existem tambores de todos os tipos: Lata, plástico, madeira, bambu ou couro. Os melhores são os de madeira com pele de couro. Além do som ser mais bonito, não é tão estridente! Os pequenos adoram batucar.


4 – Gaita

A gaita é um instrumento de sopro ideal para as crianças. Possui como notas uma escala musical pronta, onde a criança pode brincar soprando e inspirando. É possível tocar duas ou três notas simultaneamente, sem esforço adicional. O efeito é recompensador, pois dá a impressão de se estar fazendo algo mais elaborado (eu lembro direitinho da sensação quando eu tinha uns 5 anos de idade, mas a diversão dura até hoje). É uma boa brincadeira e um excelente presente.  Outro detalhe importante é que trabalha a percepção musical e o controle respiratório.

5 – Flauta de êmbolo

A flauta de êmbolo é muito usada em aulas de musicalização, pois permite uma rápida interação e percepção das alturas (graves e agudos). O êmbolo é como o de uma seringa, deslizando dentro de um tubo. O resultado é uma sonoridade muito interessante. É possível tocar a partir dos 2 anos de idade. Bem legal mesmo!

6 – Triângulo

O triângulo é uma percussão de som bem brilhante, muito usado no forró. Para as crianças existe um modelo que vem com uma cordinha para segurar (como o da foto) com mais facilidade.

As crianças gostam muito. Acho que elas simplesmente gostam daquele som de “estrelinha”. A partir do 2 ou 3 anos de idade já pode ser super bem aproveitado.

 


7 – Chocalhos

Este instrumento contém infinitas possibilidades. Do caxixi, passando pelas maracas ou versões feitas em casa, como copinhos de iogurte com arroz ou feijão dentro, por exemplo.

Mas como sempre, há versões com sonoridades mais interessantes. Destaco o ovinho (foto), que tem um som fantástico e as crianças adoram, além dos caxixis de palha, usados na capoeira.

Estes são instrumentos musicais excelentes para bebês, pois basta segurar e balançar, algo que é natural para eles.


8 – Agogô

O agogô é um instrumento de percussão de origem africana, com duas ou três alturas. O som é interessante e é legal criar variações para tocar sobre gravações.

É um instrumento de sonoridade única e ótimo para exercitar a coordenação motora. Crie pequenos padrões rítmicos usando as duas (ou três) partes do Agogô. Pode ser um grande desafio e uma boa diversão para fazer de pais para filhos.

9 – Afoxé

Instrumento cujo som vem do atrito entre uma caixa acústica (na maior parte das vezes uma cabaça) e uma renda de contas. O que torna esse instrumento tão interessante é que ele exige que o músico dance, fazendo movimentos circulares com o afoxé.

Uma  dica é tocar apenas girando o pulso, para que as contas apenas raspem na cabaça. Depois tocar como um chocalho. Com um pouco de treino se consegue mesclar esta técnicas, o que é um belo trabalho de percepção musical, gestual e coordenação motora.

 10 – Reco-reco

Os melhores que conheço são de bambu. Ao raspar a baqueta pela grelha do reco-reco, é preciso que exista uma boa ressonância para dar corpo ao som do reco-reco.

O reco reco é um instrumento bem intuitivo, bom para fazer sonoplastias. Ao contar uma história pode-se imitar animais, sons de floresta, ou simplesmente tocar no ritmo da música.

Mas lembre-se que não devemos menosprezar o poder do simples contato das crianças com os instrumentos musicais.

11 – Flauta doce

A flauta doce é o instrumento que é mais usado em aulas de musicalização. Esta é uma tradição que provavelmente você vê em aulas de música.

O motivo é que a flauta doce é um instrumento fácil de se aprender e possui recursos relativamente avançados. É possível tocar uma grande gama de notas, mas é aconselhável a partis dos 6 ou 7 anos de idade, quando a cognição da criança já permite movimentos mais finos.

l

12 –  Violão

O violão é um instrumento completo. Lembre que, mesmo quando for para crianças, é importante que você não compre um violão de brinquedo ou um violão muito pequeno, para evitar problemas de afinação. Além disso, as crianças crescem rápido, e tudo que é muito pequeno logo se torna obsoleto.

O violão, comparado com praticamente todos os instrumentos musicais é um dos mais baratos para se iniciar. Além disso, é um instrumento leve, pouco ruidoso e versátil do ponto de vista musical.

 

 

Brinquedos educativos musicais: Barulho em casa não!!!

Pela minha experiência em casa, as crianças ficam fascinadas por instrumentos musicais. E quando os amigos chegam a alegria se renova. Penso que o incômodo com o barulho é inversamente proporcional à noção que se tem dos benefícios das brincadeiras com os instrumentos.

Confira o post sobre o Kazoo, um instrumento caseiro super legal e fácil de fazer e não deixe de nos deixar sugestões. Talvez você conheça outros instrumentos, que não estão listados aí, ou queira compartilhar alguma vivência em torno deste assunto.

[DICA DE OURO]

Veja onde comprar instrumentos musicais infantis de boa qualidade:

Omkara Instrumentos de Percussão Artesanais

Robero Construtor de Instrumentos Musicais.

Instrumentos de musicalização Plander.

Jog Music.

Bandinha Ritmica.

Quirino Instrumentos Musicais.

 

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: