Brincadeiras para fazer em casa #2: Siga o Mestre

Brincadeiras para fazer em casa #2: Siga o Mestre

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Hoje o post é em homenagem ao dia da Gentileza. E é também sexta-feira, dia de compartilhar uma atividade musical para fazer com as crianças. Então hoje compartilho com você uma brincadeira bem legal que se chama “siga o mestre”. Tem tudo a ver com gentileza, pois como você verá exige um olhar para o outro, exige escutar o outro e exige saber liderar e saber ser liderado.

Siga o mestre é uma forma prática de trabalhar a virtude da gentileza. Este é um dos propósitos do blog da Três Amigos: Trazer conteúdo realmente prático, que você possa usar mesmo no seu dia-a-dia em família.

Brincadeiras para fazer em casa também ensinam gentileza.

Na brincadeira de hoje você verá que a gentileza está em reconhecer a liderança do outro e de fazer com que a sua participação seja um acréscimo no grupo, não um distúrbio. Saber não gritar, saber obedecer o mestre e não atrapalhar a brincadeira, que afinal, é coletiva, tudo isso está relacionado a ser gentil com os outros participantes. Só se pratica a gentileza na coletividade.

Siga o mestre

De todas as brincadeiras para fazer em casa, esta é uma das mais fáceis, divertidas e musicais. E pode ser trabalhada em três níveis de dificuldade, que chamarei de NÍVEIS 1, 2 e 3, como você verá logo abaixo. Mas antes veja como é simples a brincadeira:

  • Material: 1 pano ou camiseta.
  • Número de participantes: A partir de 2.
  • Como é a brincadeira? Cada hora um dos participantes será o mestre. E os demais farão sons de acordo com o movimento do mestre.
  • Quem vence? O mestre que conseguir ajudar os outros participantes a acertar mais. Como saber? Você saberá… Mas se preferir não precisa necessariamente ter o caráter competitivo.

Siga o Mestre – Nível 1: (Som longo e som curto)

Mestre-Lira-brincadeiras-para-fazer-em-casa   Mestre-Lira-2-brincadeiras-para-fazer-em-casa

Quando o mestre abre o tecido, os demais devem emitir um som com a  voz, até o mestre fechar os braços, quando todos devem fazer silêncio. Neste nível estamos trabalhando apenas a duração do som.

O participante que estiver no lugar do mestre verá como é a sensação de coordenar o som emitido pelos demais apenas abrindo e fechando os braços.

Siga o Mestre – Nível 2: (som forte e som fraco)

Forte-brincadeiras-para-fazer-em-casa       Piano-brincadeiras-para-fazer-em-casa

Neste nível a nova variável é: Quanto mais abertos estão os braços, mais forte é o som, e vice versa.

A importância de se trabalhar esta variável, assim como a que você verá a seguir, é de exigir um pouco mais de atenção. E do ponto de vista musical, significa uma maior percepção e capacidade de concretizar no próprio corpo aquilo que é percebido racionalemente.

Siga o Mestre – Nível 3: (som agudo e som grave)

flauta-de-embolo-brincadeiras-para-fazer-em-casa

Agora, entra a terceira variável, que exige um pouco mais de percepção musical: Se o mestre levantar os braços, o som deve ser agudo. Quando abaixa os braços, o som é grave.

Uma excelente pedida é usar a flauta de êmbolo (imagem) para isso. É mais divertido, pois o som é engraçado, e é muito fácil aprender a tocar graves e agudos neste instrumento. Embolo aberto, grave. Êmbolo fechado, agudo. É simples assim. Veja o post sobre brinquedos educativos: 12 instrumentos musicais, incluindo esse, ótimos para as crianças terem em casa.

Brincadeiras para fazer em casa: Cidadania

Quantas vezes não nos pegamos criticando a sociedade e o governo? E quantas vezes ao fazermos isto estamos sujeitos a não darmos atenção ao próprio convívio familiar? Brincar com os filhos é uma grande solução para a sociedade. A cidadania é aprendida em família. E a família é a célula da sociedade, como dizem.

Fico feliz por poder compartilhar estes conhecimentos práticos com você e faço votos de que sua vida em família se enriqueça constantemente, com mais união.

Deixe dicas e comentários. Também quero aprender mais e sei que outros pais e mães também!

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: