Brincadeiras para fazer em casa #1 Kazoo

Brincadeiras para fazer em casa #1 Kazoo

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Inicia aqui a série de posts com brincadeiras para fazer em casa com as crianças. Toda sexta feira vou colocar aqui alguma brincadeira super selecionada pra alegrar os pequenos. Grande parte do que vou ensinar aqui eu aprendi como professor de música, trabalhando com crianças de 0 a 9 anos de idade. Espero que você aproveite e crie um repertório repleto de surpresas para as crianças da sua vida. Filhos, sobrinhos e netos agradecem. A atividade de hoje é a construção de um kazoo, você sabe o que é? Vem comigo que eu te mostro como é fácil e muito divertido.

O que é o kazoo?

É um instrumento de sopro  (só que não), na verdade é usado para cantar com a boca no Kazoo, apenas soprar não adianta. No começo algumas crianças ficam inibidas e acabam não cantando nada mas quando se soltam é muito divertido. O macete é pedir para as crianças falarem alguma palavra com bastante som de vogal. A que funciona melhor é simplesmente… oi. Mas bem forte assim: Ooooooooooiiiiiiii!

O Kazoo é basicamente um pequeno instrumento musical, realmente dos mais fáceis de se tocar, pois o que ele faz nada mais é do que modular, ou seja, mudar o som da voz. Isso ocorre por causa de uma membrana que vibra dentro do instrumento.

Ainda nesse post vou te mostrar 4 variantes do kazoo, sendo que duas delas você poderá fazer em casa! E eu vou te mostrar como:

1 – Kazoo de papel 

O kazoo de papel é o mais fácil de fazer, aprenda como fazer um abaixo:

Material necessário:

Kazoo-material-necessario-2-brincadeiras-para-fazer-em-casa

  •  Rolo de papel toalha ou papel higiênico
  •  Papel alumínio ou outro papel, como uma forma de docinho (foto)
  •  Um prego para furar o rolinho, ou tesousa de ponta.
  •  Gominha para prender o papel no rolo.

Como fazer, em dois passos:

Kazoo-furos-brincadeiras-para-fazer-em-casa

Passo 1: Pegue o rolo de papel toalha e com uma tesoura de ponta faça alguns furos na lateral do rolinho, como mostra a foto. (Atenção: cuidado com as crianças perto da tesoura). Os furos são apenas para o ar que sai da boca não expulsar o papel que estará preso na outra extremidade.

 

 

Kazoo-pronto-com-forminha-brincadeiras-para-fazer-em-casaPasso 2: Prenda o papel em uma das extremidades usando a gominha.

Este kazoo é super legal por ser o mais fácil de fazer, porém ele é frágil, especialmente o de papel alumínio, embora eu goste mais do som dele…  A seguir a “receita de kazoo” que dá um resultado ainda melhor:

 

2 – Kazoo de plástico

Esta versão do instrumento ainda é muito fácil de fazer e possui a durabilidade e a potência sonora melhores.

Material necessário:

Garrafas-pet-kazoo-brincadeiras-para-fazer-em-casaTampinhas-kazoo-brincadeiras-para-fazer-em-casasaco-plastico-supermecado-brincadeiras-para-fazer-em-casaEstilete-kazoo-brincadeiras-para-fazer-em-casa

  • Uma garrafa de plástico (tamanho que quiser);
  • A tampa da garrafa;
  • Um saco plástico comum;
  • Um utensílio de cozinha para fazer um orifício grande na tampa. Se fosse apenas um furinho, um prego seria ideal, mas eu usei uma faca, aquecida no fogo pra cortar com facilidade, mas cuidado para não se cortar.

Como fazer:

Bico-garrafa-kazoo-brincadeiras-para-fazer-em-casaPasso 1: Corte a garrafa e fique com a parte que inclui o bico da garrafa:

 

 

 

 

Tampinha-com-furo-kazoo-brincadeiras-para-fazer-em-casaPasso 2: Faça um furo grande (como indicado ao lado) na tampinha. Eu aqueci a faca no fogo para cortar o plástico com facilidade. Eu aconselho isso pra evitar movimentos bruscos com um objeto cortante.

 

 

 

Kazoo-de-pet-brincadeiras-para-fazer-em-casaPasso 3: Coloque a tampinha furada na parte que sobrou da garrafa, com um pedaço de plástico da sacolinha preso lá dentro.

Note que nesta foto o Kazoo tem um furo extra, menor. Ele não é obrigatório, mas serve para que o ar escape por ele.

 

 

DICA: Se estiver com o “som preso”, talvez o plástico esteja muito tenso. Neste caso pressione um pouco com o dedo para afrouxá-lo um pouco.

Vantagens desta Kazoo:

  • Resistente
  • Potente
  • Dá pra cantar com ele sem usar as mãos, podendo tocar um violão ao mesmo tempo, por exemplo (ou fazer gelatina). É só segurar com os dentes…

Aconselho perfeitamente a construção destas duas versões de Kazoo. Muitas crianças terão dificuldade de cantar ou falar no nele no começo. A dica é sugerir palavras com sons de vogais, como por exemplo ooooiiii, como mencionei no início deste post. Funciona!

Kazoo de cabaça e Kazoo “industrializado”

Kazoo-de-cabaca-brincadeiras-para-fazer-em-casaO meu primeiro contato com o Kazoo foi em Buenos Aires. Comprei um de cabaça. Ao invés da membrana, a cabaça é dividida em duas partes e uma vibra sobre a outra. O som é incrível.

 

 

 

 

kazoo-industrializado-brincadeiras-para-fazer-em-casaO Kazoo “industrializado” pode ser encontrado em algumas lojas de música. É esse na foto abaixo, mas vale a pena mesmo é fazer o seu e se divertir com os pequenos.

 

 

 

 

Novas brincadeiras para fazer em casa são sempre bem-vindas!

Espero que você se divirta muito com o Kazoo. Conte sua experiência para nós e caso preciso compartilhe suas dificuldades e dúvidas que estarei aqui para ajudar. Ah, se tiver sugestões e pedidos estamos a postos pra te auxiliar!

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: