Brincadeiras musicais: ensinando a escala

Brincadeiras musicais: ensinando a escala

Inscreva-se para saber dos novos conteúdos, assim que sejam publicados.

Compartilhe este Post:

Existem brincadeiras musicais que damos para as crianças onde o enfoque é muito lúdico, apenas para dar um contato mais vivo com a música. Já outras atividades são mais focadas, como por exemplo ao se ensinar um instrumento musical. Não existe a “teoria musical” quando se fala em educação musical infantil. No entanto, há atividades como a que mostrarei neste post, que servem para tudo que a criança irá encontrar no resto da vida quando o assunto for música. Ao mesmo tempo é algo que pode ser bem lúdico e fácil, a tal ponto de você poder fazer em casa com seus filhos! Veja só:

Escala Musical

brincadeiras-musicais-escala

A atividade à qual eu me referi acima é chamada de “Automação”. Trata-se de tornar automática a sequência das notas musicais. Mesmo se você é leigo, tenho certeza que saberá falar as notas na ordem certa, a partir do dó (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó).

E mesmo as crianças muitas vezes já sabem também, mas existem dois desafios que fazem TODA A DIFERENÇA e que você poderá vencer junto com a criança:

  • Saber a ordem inversa também: Dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó.
  • Saber iniciar de outras notas, além do dó, por exemplo: Sol, lá, si, dó, ré, mi, fá.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó

Veja a grafia destas notas em uma partitura, apenas a título de ilustração:

brincadeiras-musicais-partitura-escala

Brincadeiras musicais: a escala e o corpo

Vou te dar 1 ideia de como treinar o “automatismo”, ou simplesmente, a sequência das notas usando o corpo:

Pé, joelho, cintura, ombros, nariz, cabeça, palma (em cima da cabeça).

Como fazer? É simples: ponha as mãos, cada hora em uma destas partes do corpo e fale o nome de uma nota, seguindo do pé até o alto, falando ou cantando a sequência das notas.

Isso além de acostumar a criança com a ordenação dos sons e dos nomes, ilustra perfeitamente que os sons graves são chamados de “baixos” e os sons agudos são chamados de “altos”, como você vê na partitura acima, inclusive.

Brinque usando um metalofone

brincadeiras-musicais-metalofoneO metalofone é um instrumento perfeito para isso, pois possui as notas exatas de dó a dó (modelos mais simples). Há também alguns modelos com mais notas, porém o mais importante é que seja um metalofone afinado. Há muitos deles de baixo custo no mercado, porém com baixa qualidade, resultando em uma percepção distorcida da escala musical. Por isso, não tenha receio de ser mais exigente caso vá adquirir esse instrumento, mesmo que seja o de brinquedo.

 

Brinque desenhando cores no papel e dando nome de notas

brincadeiras-musicais-escala-com-coresNo desenho ao lado, o que eu fiz foi colorir sete cores diferentes, onde cada uma terá o nome de uma nota musical. Note que a primeira tem a mesma cor da última, pois corresponde ao nome da nota. Por exemplo, começando com o dó, terminarei com o dó, se eu começar com o ré, terminarei com o ré, e assim por diante.

Note também que eu fiz o desenho de baixo para cima, simulando a escala musical que você vê em uma das imagens que coloquei acima.

A brincadeira consiste em mostrar as cores e a(s) outra(s) pessoas dizerem o nome correspondente das notas. Deve-se começar usando apenas as primeiras (dó, ré, mi, por exemplo e notas vizinhas, pra facilitar) e aumentar a dificuldade aos poucos.

Divirta-se, aprenda, ensine e depois me conte!

Esta é uma atividade que pode ser feita de inúmeras maneiras. Mostrei apenas algumas para te dar ideias e estimular também a sua criatividade. Divirta-se e ensine com a que mais lhe agradar ou pode brincar cada hora com uma, tenho certeza que as crianças não vão reclamar.

Boa diversão para você e sua família!!

cta-meio-post-curso-amigo-violao-vendas

Posts relacionados no Amigo Violão:

Você quer aprender violão de forma afetiva, de acordo com sua capacidade?

Veja nossos cursos: